REGULAMENTO

Para concorrer à estatueta, basta participar de uma das coletâneas literárias da Andross Editora. Conheça as coletâneas em andamento: CLIQUE AQUI.

Mas se quiser conhecer todas as regras que regem o prêmio, CLIQUE AQUI.

Mas se quiser conhecer todas as regras que regem o prêmio, CLIQUE AQUI.

PRÊMIO STRIX DE LITERATURA

Obras publicadas em outubro de 2019: premiação em outubro de 2020

Criado em 2015 pelo escritor e editor de livros Edson Rossatto e outorgado anualmente pela Andross Editora, o Prêmio Strix de Literatura é conferido aos textos mais relevantes de cada coletânea publicada pela Andross.

 

REGULAMENTO

 

[1] DAS OBRAS CONCORRENTES

  • [1.1] O Prêmio Strix de Literatura será outorgado ao texto mais relevante de cada coletânea literária publicada pela Andross Editora em cada ano.
  • [1.2] Não serão considerados os textos publicados pela editora antes da criação do prêmio, isto é, não haverá prêmio retroativo.
  • [1.3] Em caso de plágio descoberto antes da premiação, o texto será desclassificado. Caso seja descoberto após a entrega da estatueta, o nome do autor será retirado da lista oficial dos laureados e a estatueta deverá ser devolvida.

 

[2] DA INSCRIÇÃO

  • [2.1] Todas as obras publicadas pela editora nas coletâneas literárias de um ano concorrerão ao prêmio no ano seguinte.
  • [2.2] Caso o autor não queira concorrer ao prêmio será necessário que formalmente avise a editora por e-mail.
  • [2.3] Para ser inscrito no prêmio é necessário que não haja débitos do autor para com a editora. Caso haja, o autor precisa quitá-los antes do anúncio da primeira fase do prêmio, caso contrário seu texto se tornará inelegível para a segunda fase.
  • [2.4] A inscrição, independentemente de qualquer outro documento, significa plena aceitação, pelo autor ou por quem o represente, dos termos deste Regulamento.
  • [2.5] O autor assume a responsabilidade, nos termos da lei, pela originalidade, autenticidade e autoria do material que dispute o prêmio, não respondendo a Andross Editora ou os jurados por reclamações de terceiros, a qualquer título e a qualquer tempo.
  • [2.6] Os jurados da segunda e da terceira fases são inelegíveis ao prêmio.

 

[3] DA PREMIAÇÃO

  • [3.1] O prêmio consiste em uma estatueta na qual serão grafados os nomes do texto, da coletânea e do autor.
  • [3.2] Caso haja mais de um autor por texto laureado, apenas uma estatueta será entregue, uma vez que é o texto o premiado e não o autor.
  • [3.3] Em novas publicações da Andross Editora das quais os autores laureados e/ou indicados participem, será exibido um selo acima de seus nomes, indicando que se trata de um autor laureado e/ou indicado ao prêmio.

 

[4] DAS FASES DE JULGAMENTO

  • [4.1] Haverá­­ 3 (três) fases de julgamento:
  •           [4.1.1] FASE 1: (Júri popular) os próprios autores votam nos dez textos de que mais gostaram em ordem de preferência. A ordem na lista em que os textos figuram é importante, porque cada voto tem um peso diferente: o 1º nome na lista recebe 10 pontos; o 2º recebe 9 pontos, e assim sucessivamente. Depois da somatória de pontos, haverá a multiplicação pela quantidade de votos recebidos. Exemplo: o texto que recebeu 9 votos de 1 ponto receberá terá 81 pontos (9 pontos parciais X 9 votos = 81 pontos finais). Os dez mais votados vão para a fase 2.
  •                     [4.1.1.1] Nesta fase, somente os autores da própria coletânea serão os jurados, ficando proibidos os autores de outras coletâneas votarem nos textos. Para garantir isso, os autores habilitados receberão senha para votação online.
  •                     [4.1.1.2 ] Os autores não poderão votar em seus próprios textos. Caso aconteça, esse voto específico será desconsiderado. Entretanto, os outros votos desse mesmo autor serão considerados.
  •           [4.1.2] FASE 2: (Júri técnico) os organizadores das coletâneas e outros membros da equipe da Andross Editora escolhem cinco textos na ordem de sua preferência. A ordem na lista em que os textos figuram é importante, porque cada posição tem um peso diferente: o 1º nome na lista recebe 5 pontos; o 2º recebe 4 pontos, e assim sucessivamente. Depois da somatória de pontos, haverá a multiplicação pela quantidade de votos recebidos. Exemplo: o texto que recebeu 8 votos de 2 pontos receberá terá 128 pontos (16 pontos parciais X 8 votos = 128 pontos finais). Os cinco textos com maior pontuação são os indicados ao prêmio. São esses os anunciados ao vivo pela internet. Contudo, ainda não temos o ganhador.
  •           [4.1.3] FASE 3: (Júri convidado)  Um júri convidado, formado por profissionais de notável saber, leem os textos e escolhem três textos na ordem de sua preferência. A ordem na lista em que os textos figuram é importante, porque cada posição tem um peso diferente: o 1º nome na lista recebe 3 pontos; o 2º recebe 2 pontos e p 3º recebe 1 ponto. Depois da somatória de pontos, haverá a multiplicação pela quantidade de votos recebidos. Exemplo: o texto que recebeu 3 votos de 2 pontos receberá terá 18 pontos (6 pontos parciais X 3 votos = 18 pontos finais).  Em cada livro, o texto com o a maior pontuação nessa fase recebe o Prêmio Strix de Literatura. Contudo, só será revelado o ganhador na cerimônia de entrega do prêmio.
  • [4.2] Em caso de empate, o organizador responsável pelo livro desempatará. Na falta dele, o desempate ficará a cargo do Diretor Editorial da Andross Editora.
  • [4.3] Como prova de transparência, depois da cerimônia de entrega do prêmio, disponibilizaremos uma postagem com todos os votos nas três fases.
  • [4.4] As decisões dos jurados são definitivas e irrecorríveis, não havendo reavaliação ou revisão dos resultados.
  • [4.5] Após a realização da cerimônia, a relação com os resultados oficiais será publicada no site www.premiostrix.com.br.
  • [4.6] A organização do Prêmio Strix só divulgará as notas dos textos classificados a partir da primeira fase.

 

[5] DA CERIMÔNIA DE ENTREGA

  • [5.1] A entrega das estatuetas se dará em cerimônia solene, com participação dos indicados ao prêmio, cuja data de realização será antecipadamente divulgada pela Andross Editora.
  • [5.2] Somente nessa cerimônia serão anunciados os nomes dos autores que levarão as estatuetas.
  • [5.3] Caso o autor seja anunciado como ganhador e não esteja na cerimônia para receber a estatueta, ela será guardada para ser entregue em cerimônia nos anos posteriores. A estatueta não será entregue fora da cerimônia.

 

São Paulo, 15 de novembro de 2019

___________________________________

EDSON ROSSATTO

Criador, organizador e curador do Prêmio Strix